Uso de madeira na Indústria de alimentos e bebidas: é permitido? - Parte 1/2
- Descomplica VISA
- 16 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de dez. de 2022

Momento Polêmica!
Afinal, pode ou não pode usar madeira dentro da área de manipulação/produção de alimentos?
Mas, primeiramente, qual seria o problema da MADEIRA?
Justificativa: A madeira é um material bastante absorvente e, por este motivo, é difícil de ser higienizada adequadamente.
Armazena água/umidade, resíduos de alimentos e acúmulo de micro-organismos (como bactérias e fungos) em suas ranhuras, levando à contaminação cruzada dos alimentos. Também serve de abrigo para pragas.
Consultando a Legislação de Boas Práticas:
Sda (Serviços de alimentação):
RDC 216/2004
4.1 EDIFICAÇÃO, INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS, MÓVEIS E UTENSÍLIOS
4.1.3 As instalações físicas como piso, parede e teto devem possuir revestimento liso, impermeável e lavável. Devem ser mantidos íntegros, conservados, livres de rachaduras, trincas, goteiras, vazamentos, infiltrações, bolores, descascamentos, dentre outros e não devem transmitir contaminantes aos alimentos.
4.1.17 As superfícies dos equipamentos, móveis e utensílios utilizados na preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda dos alimentos devem ser lisas, impermeáveis, laváveis* e estar isentas de rugosidades, frestas e outras imperfeições que possam comprometer a higienização dos mesmos e serem fontes de contaminação dos alimentos.
*O tal dos 3 L´s...
Indústrias:
RDC 275/2002
1.4 PISO:
1.4.1 Material que permite fácil e apropriada higienização (liso, resistente, drenados com declive, impermeável e outros)
2. EQUIPAMENTOS, MÓVEIS E UTENSÍLIOS:

Então, pode-se concluir que madeira não pode, correto?
Não, péra... Em Sda sim, mas e nas Indústrias?
Temos mais uma Portaria de interesse (para Indústrias):
Portaria 326/1997:
5.3- Edifícios e instalações:
5.3.11- Deve-se evitar a utilização de materiais que não possam ser higienizados ou desinfetados adequadamente, por exemplo, a madeira, a menos que a tecnologia utilizada faça seu uso imprescindível e que seu controle demonstre que não se constitui uma fonte de contaminação.
5.4.1-Materiais:
Todo o equipamento e utensílio utilizado nos locais de manipulação de alimentos que possam entrar em contato com o alimento devem ser confeccionados de material que não transmitam substâncias tóxicas, odores e sabores que sejam não absorventes e resistentes à corrosão e capaz de resistir a repetidas operações de limpeza e desinfecção. As superfícies devem ser lisas e estarem isentas de rugosidade e frestas e outras imperfeições que possam comprometer a higiene dos alimentos ou sejam fontes de contaminação. Deve evitar-se o uso de madeira e de outros materiais que não possam ser limpos e desinfetados adequadamente, a menos que se tenha a certeza de que seu uso não será uma fonte de contaminação. Deve ser evitado o uso de diferentes materiais para evitar o aparecimento de corrosão por contato.
E em quais situações o uso seria imprescindível??
Fica para a parte 2 do artigo!
Mas, para você não ficar sem resposta, "Pode ou não pode usar madeira?"
Depende do processo
Comments